anita em amesterdão, agosto 2008



o que posso contar sobre esta viagem… hmmm… na verdade não me recordo muito bem (já perceberam que a minha memória é idêntica à da dori). Assim de repente o que associo a esta viagem: agosto, chuva, frio, batatas com maionese, comboio e mais comboio, bolinho de chocolate, roterdão, amesterdão, família silva, essenburg e dordrecht.

a “nossa” casa

desta vez optámos por um alojamento, supostamente, mais barato… ficámos em casa de um tio de uma das viajantes em dordrecht - essenburg. previsivelmente esta casa ficaria a cerca de 40 minutos de amesterdão, confiámos tanto que nem fomos verificar no googlemaps. só à chegada é que verificámos que o trajecto casa-amesterdão duraria, no mínimo, 2 horas que foram passadas no comboio inter-cidades e autocarro. estas viagens vai-e-vem foram engraçadas, muita galhofa, alguns enganos e “separações” nos comboios, descanso (no regresso) e paisagens bem verdinhas com muitas vaquinhas.

chegámos bem cedo a amesterdão, mais precisamente à estação central onde deixámos a nossa bagagem e partimos à descoberta da cidade. A expectativa era elevada
identificação do nosso cacifo na central station

explorámos a cidade a pé.  logo à saída da estação encontrámos um SUPER parque de estacionamento para bicicletas. qualquer coisa de surreal, será que quem ali estaciona consegue reencontrar a sua viatura??? eu não iria conseguir!
parque de estacionamento bicicletas

rumámos à famosa praça dam, local de muita animação de rua, muito movimento e ponto de encontro para muitos casalinhos.
praça dam

claro que um passeio de barco pelos diversos canais não faltou! bem como visitas a alguns museus como o museu Rijksmuseum, o museu do sexo, o museu do diamante. museu anne frank e van gogh não visitámos devido às filas enooormes.

pelas redondezas do red light district, famosa pelas monstras ao vivo bem "recheadas"... ou não!, há muitas coffee shops e lojas "liberais". amesterdão é muito conhecida pela forma liberal como lida com o sexo e drogas.


vondelpark, o parque da cidade também fez parte do nosso roteiro. é um local onde as pessoas passam bastante tempo, fazem pic-nics e serve de ponto de encontro entre os jovens.
não conseguimos ir à heineken experience pois por motivos de obras estava encerrada, no entanto aproveitámos para ir ao ice bar, o famoso bar de gelo dentro de uma câmara frigorífica. para entrarmos temos que vestir um blusão e luvas híper quentes tal urso polar. entramos na câmara frigorífica, tudo é revestido a gelo, as paredes, o balcão, os bancos, os copos. tudo é gelo, muito giro! 15 graus negativos… ui que friooo, o melhor é tomar 1 bebida bem forte! temos apenas 20 minutos para apreciar todo aquele gelo e tomar as 2 bebidas a que temos direito.

no último dia, chovia de tal forma que optámos por percorrer a cidade com a ajuda do hop on - hop off e visitámos os locais mais emblemáticos como uma fábrica de diamantes (o bilhete estava incluído no passe do autocarro). nesta fábrica tivemos a oportunidade de ver diamantes em bruto, como são trabalhados e tornados brilhantes os diamantes. fizemos uma visita guiada e foi-nos explicado que o diamante é classificado em 4 categorias: peso, cor, pureza e corte. todos sabemos que o diamante é extremamente duro por isso, apenas outro diamante o pode cortar… assim as serras para esculpir os diamantes são feitas de diamante. tivemos ainda a oportunidade de experimentar alguns anéis de diamante… lindos!!!
o anel que o príncipe um dia vai oferecer à princesa!

fomos "esplanar" na praça rembrandtplein onde podemos encontrar imensas esplanadas e bares e observar os nativos e seus hábitos. ADORO!!!

amesterdão é conhecida também pelos seus canais que são lindíssimos onde podemos ver as diversas casas-barco que surgiram devido à falta de habitação.

o ideal em amesterdão é andar, andar e descobrir as ruas, praças, becos, esplanadas, canais.

para além de amesterdão, aproveitámos também por passar 1 dia em roterdão, onde deambulamos e apreciámos a arquitectura local como por exemplo as casa cube. na minha opinião, umas horas chegam para conhecer os pontos mais importantes desta cidade.
cube

imperdíveis:
- red light district (não tirar fotos!)
- comida típica: batatas com maionese!
- “esplanar” (a arte de explorar as mais bonitas esplanadas!)

in: deambular pelas ruas e canais
out: ir em agosto, apesar de ser verão é uma época em que a chuva é garantida
objecto: chapéu para chuva


2 comentários:

PrimusBaro disse...

E nada de brownies "estranhos"? De lollipops "alucinados"?
Oh jâsus... :D

Noninhas disse...

hmmm, será??? LOOL