anita em madrid, carnaval 2009 (fevereiro)



em 2009 resolvi ir passar os 4 dias de carnaval com mais 2 amigas a madrid. a ideia era apenas aproveitar 4 dias, apanhar o avião e zarpar daqui para fora! e assim foi, no dia 21 de fevereiro lá fomos nós ao final do dia. chegámos e fomos deixar as nossas malas ao hostel mais peculiar onde já tive a oportunidade de ficar – hostal metropol
ficámos alojadas no hostal metropol situado numa rua no mínimo caricata a calle montera, onde para além da polícia municipal há também um vasto role de negócios, desde o negócio outdoor de ouro, algumas sexshops e, o melhor de tudo, as prostitutas da cidade. apesar de tudo isto nunca nos sentimos inseguras ou ameaçadas. aliás, da cafetaria do hostal tínhamos vista privilegiada (bigbrother) para “as meninas e seus negócios”, uma azáfama! 

mas à parte desta animação, conseguimos em 4 dias confirmar as razões porque esta cidade é conhecida como la movida

após check-in saímos à descoberta da cidade e optámos por percorrer a gran via até à plaza cibeles onde ia passar o corso carnavalesco apresentado pelas diversas comunidades residentes na cidade.


plaza cibeles

corso carnaval

assim que terminou o desfile “entrámos” a sambar por todo o centro da cidade com um grupo não oficial.sambámos durante quilómetros pela noite fora até ao limite dos nossos pés.




no 2º dia fomos explorar a pé as ruas e ruelas desde a partir da praça puerta del sol. estava sol e achámos que a melhor forma de conhecer a cidade era mesmo esquecer o mapa e deambular à descoberta das melhores praças, ruas, esplanadas (esplanar é o que melhor sabemos fazer quando estamos em viagem!). Éé aqui na puerta del sol que encontramos o símbolo da cidade, a estátua do urso a comer uma fruta de uma árvore.

puerta del sol

conhecemos a fantástica plaza mayor, no centro da cidade bem pertinho da puerta del sol. começou a ser construída no século XVII por ordem do rei felipe III, cuja estátua em bronze se encontra no centro da praça.


plaza mayor

esta praça foi cenário de inúmeros actos públicos como touradas, procissões, festas, representações teatrais, juízos da inquisição e, até mesmo, execuções e julgamentos públicos no período da Inquisição. é uma praça rectangular rodeada de edifícios e arcadas por todos os lados. nas arcadas encontramos diversas lojas, restaurantes e cafés. é, sem dúvidas, um local a visitar pela beleza da praça mas também para apreciar as habilidades dos diversos artistas de rua que ali apresentam as suas performances.

Ao lado da Plaza Mayor está o Mercado de San Miguel. Infelizmente estava fechado para obras.
Seguimos até à Puerta de Toledo, do século XIX desenhada pelo arquitecto espanhol Antonio Aguado e fica na praça de Toledo. 

puerta de toledo

seguimos pela ronda de toledo onde atravessámos uma espécie de feira da ladra – o mercado puerta de toledo.
Seguimos até ao museu reina sofia, um dos mais importantes museus de arte moderna de espanha onde vimos a famosa obra de picasso “guernica”


museu reina sofia

um pouquito cansadas e já com fome resolvemos ir comprar uma sandes e ir até ao jardim botânico pic-nicar e fazer a siesta ao solinho.

jardim botânico

já estávamos bem perto da hora da “borla” no prado. por isso fomos andando até à fila enorme e aguardámos cerca de 30 minutinhos para entrar no famoso museu do prado que conta actualmente com mais de 7.000 pinturas, 1.000 esculturas, 4.800 estampas e 8.200 desenho para além de um vasto leque de objectos de artes decorativas e documentos históricos.

velasquez

para repormos energias apostámos num jantar “saudável”… huevos rotos, calamares e outros fritos…

jantar "saudável"

o 3º dia foi reservado ao palácio real. mais uma vez partimos a pé pela gran vía até chegarmos ao palácio real. O Palácio Real contínua a ser a residência oficial da família real espanhola, mas é utilizados apenas em ocasiões específicas.

palácio real

logo ao lado do palácio real encontra-se a catedral de la almudena, também local interessante para visitar. foi nesta catedral que a 22 de maio de 2004 casaram o príncipe filipe e letícia ortiz

ao final da tarde ainda fomos degustar os famosos churros com chocolate quente na chocolateria can gines … huuummm



o 4º e último dia foi para visitar a puerta de alcalá e o parque del retiro

parque del retiro

a puerta de alcala construída no séc. XVIII é a mais conhecida das 5 portas que davam acesso à cidade. o desenho no estilo neoclássico é de francesco sabatini.

puerta alcala

imperdíveis:
- calle montera
- churros e chocolate quente
- la movida nocturna de bar em bar

in: uma “siesta” no Parque del retiro (cuidado com os carteiristas… alguns disfarçado de velhotas “inofensivas”)
out: filas
objecto: calçado bem confortável

Sem comentários: