anita em barcelona, 07 2007

Foi com esta viagem a Barcelona que me estreei nas city breaks e nas viagens low cost.
Após alguma pesquisa lá conseguimos voos baratinhos e encontrar um hostel que nos parecia menos mal. Ficámos alojadas no bairro gótico no Hostal Quartier Gothic (http://www.hqg.cat/v_07/php/frame_hqg.php?var_visi=102149405ENG000000000), a noite custou-nos cerca de 20€/pax sem pequeno-almoço.

Chegámos ao aeroporto de Barcelona por volta das 2h00 e por isso resolvemos apanhar um táxi que nos levou até à entrada Calle de Avinyón. Devido à má fama desta rua (prometia….) o sr. taxista fez-nos o favor de nos deixar no início da rua. Sem ter grande noção se estávamos perto ou longe lá descemos a rua até darmos com o número da nossa porta. Nem queríamos acreditar, parecia que estávamos num filme de terror, encontrámos uma porta enorme de madeira totalmente grafitada e do intercomunicador ouvimos o meu nome. A porta abriu-se e subimos ao 1º andar onde atrás do balcão se encontrava um recepcionista nos seus 50 e tal anos, com uma camisola de cavas e um cigarro na ponta dos lábios à nossa espera. Fizemos o check-in, deixamos as malas no quarto e descemos para ir comer. A única coisa que encontrámos mais próximo do hostal foi um quiosque de kebabs. Comprámos e sentámo-nos no chão a comer. Foi uma primeira impressão um pouco assustadora, mas não nos aconteceu nada e percebemos que apesar de tudo era uma cidade segura. Depois desta aventura nocturna fomos descansar um pouco para a nossa suite!

O dia começou com um pequeno-almoço na pastelaria da esquina, um croissant e um sumo de laranja por cerca de 2 euros. Comprámos um mapa e resolvemos explorar a pé o centro da cidade a começar pelas Ramblas e a cidade velha. Porque estava um calor abrasador e porque não iriamos estar muito tempo na cidade optámos por comprar 1 bilhete de 2 dias para o hop-on hop-off através do qual visitámos os pontos mais emblemáticos da cidade. Devido às filas constantes e enormes não visitámos as casas Gaudí. A próxima paragem foi no maravilhoso Parc Guell, um sítio a não perder. Rumámos para a beira-mar onde tomamos café numa esplanada maravilhosa junto ao Maremagnum. Antes de voltarmos ao nosso quarto para nos prepararmos para a noite ainda fomos molhar os pezinhos a barceloneta.

O jantar foi servido numa das 500 esplanadas das ramblas, a passerelle de Barcelona.  Um sortido de tapas bem regado com uma sangria bem deliciosa. À noite o melhor programa é mesmo passear pelas ramblas, assistir aos vários espectáculos de rua e terminar numa esplanada ou bar com uma caipirinha ou cerveja.

No 3º dia fomos visitar o mais famoso mercado, La Boqueria, onde ficámos completamente de queixo caído com as cores e cheiros fortes e deliciosos. Foi aqui que comprámos o nosso almoço. Voltámos ao nosso transporte oficial, o sightseeing e fizemos uma paragem na Sagrada Família para entrarmos e visitar o seu interior. Outro local imperdível é a famosa fonte na Praça de Espanha onde actuaram o Freddie Mercury e Montserrat Caballe nos Jogos Olímpicos de 1992. Continuámos a subir e fomos apreciar a vista sobre a cidade. Caminhámos no bairro born, onde encontramos o sítio ideal para o jantar!

O último dia foi dedicado a mais um passeio pelas ruas vizinhas e ramblas claro antes de apanharmos o expresso até ao aeroporto.

imperdíveis:
- passeio nas ramblas
- caminhada à beira-mar
- passeig de gràcia
- subir ao parc guell e apreciar a vista magnífica sobre o porto
- almoçar no mercado la boqueria
- tomar uma bebida numa das esplanadas na cidade velha ou nas ramblas
- casa batlló e la pedrera
- sagrada família (dispensa a visita ao interior)
- tomar um copo à noite num dos bares no bairro gótico
- fotografar a fonte mágica onde actuaram o Freddie Mercury e Montserrat Caballe nos JO 1992

in: la boqueria
out: preços nas esplanadas
objecto: calçado fresco e confortável (birkenstock)